domingo, 10 de outubro de 2010

ESPIRAL DE ERVAS

Olá, amigos,

Aqui vai outra sugestão interessante e de bem simples execução.

A espiral de ervas é a forma ideal para quem não dispõe de grandes espaços, entretanto, há também quem ache de manejo mais prático e de fácil divisão de espaço neste tipo de canteiro. Tecnicamente, possui o formato perfeito para a longevidade do canteiro. 

Uma sugestão é que ao fazê-lo, a espiral fique posicionada também próximo a cozinha, para facilitar seu acesso e manutenção.

Nesta forma de canteiro é possível criar basicamente 3 tipos de "microclimas" diferentes, relativo a quantidade de sol por porção de terra do canteiro, assim como sua proximidade do solo e por conseqüência, a relação de umidade do solo.

Por exemplo, o topo da espiral tende a ser mais seco, e a base, mais úmida, pois enquanto houver bastante sombra em um dos lados, não haverá sombra no outro.

A utilização de rochas nas suas laterais aquece e drena o solo.

A forma do canteiro propicia a ambientação mais rápida das espécies, por sua variedade de condições em um mesmo local. Por esse mesmo motivo, conseguimos uma alta produção em um pequeno espaço cúbico, entretanto fácil de montar e de manter.

Em geral, a espiral deve medir um metro, de raio e um metro de altura.









Já foi comprovado também que fazê-lo menor que isso não ocasiona o mesmo efeito entre as rochas, composto e terra, diminuindo a produção.

Muito maior que isso acarreta o mesmo efeito de perda de ambientação microclimática, mas se você quiser aumentar sua produção, pode fazê-lo por multiplicação, dispondo-o em formas ying-yang, como ao lado.

Sendo assim, temos 3 ambientes criados:
1) SOL PLENO
2) MEIA-SOMBRA / SOLO SECO
3) MEIA-SOMBRA/ SOLO ÚMIDO.

São indicadas as seguintes espécies, por zoneamento:
* SOL PLENO: 
--> alecrim, alho, arruda, artemísia, babosa, boldo do chile, capim-santo, cebolinha, confrei, funcho, guaco, manjericão, manjerona, melissa, pimenta, salsa, sálvia.

* MEIA-SOMBRA / SOLO SECO:
--> estragão, losna.

* MEIA-SOMBRA / SOLO ÚMIDO: --> alfavaca, arnica de jardim, beladona, carqueja, cavalinha, coentro, gengibre, hortelã, mil-folhas, novalgina, poejo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário