terça-feira, 12 de outubro de 2010

PERMACULTURA - APROVEITAMENTO DE ESPAÇO EM LOTES RURAIS/ URBANOS

VÁ PLANTAR BATATAS!!!

Extraído da excelente matéria de Gardel Silveira (http://sitiocurupira.wordpress.com) , na qual ele dá instruções muito simples de permacultura falando especificamente sobre aproveitamento de espaço e ainda sua possível ampliação vertical (com caixas, pneus, tabores, treliças, etc), perfeito para plantio de trepadeiras, batatas e outros tubérculos.

Simples e prático, tente fazer você também.

A seguir:
=========================================================
por: Gardel Silveira

Antes de 1900 todas as cidades continham fazendas e pomares dentro delas. Embora ainda existam alguns pontos de produtividade nos países em desenvolvimento, a necessidade moderna de mais edificações comerciais e industriais, além de espaço para habitação, tem empurrado a produção de alimento para fora da cidade, além dos subúrbios e para zona rural distante. As cidades tornaram-se totalmente incapazes de suportar-se a si mesmas, em termos de alimento e energia. Agora consomem muito além daquilo que podem produzir.

A única coisa que nos impede de agir efetivamente é a nossa dependência passiva das autoridades públicas. Este post mostra algumas formas pelas quais a auto-suficiência urbana e comunitária é atingida.

Canteiros e pomares para espaços urbanos e suburbanos
Quanto menor o espaço disponível, maior cuidado deve-se ter na intensificação da produção de alimentos a na minimização do espaço desperdiçado, usando sistemas de espirais, fechaduras, treliças, mínimo caminho e plantio em andares e consórcios.

Pequenos espaços urbanos
Essa situação requer o máximo de planejamento, mas é surpreendente quanta comida pode ser produzida nos beirais de janelas, varandas, caminhos estreitos e pátios. Plantas podem, até mesmo, crescer dentro de casa em potes, desde que sejam levadas (sobre rodas) para um local ensolarado. A maioria das plantas necessita, no mínimo, de 6 horas de luz solar por dia, durante a estação de crescimento.
Potes podem ser feitos de quase tudo: plásticos, baldes, cestas velhas, sacos, caixas de brinquedo etc. Fure o fundo, para que a água escape, e confira se o peso deles não será excessivo para o suporte. Uma mistura de solo leve pode ser feita especialmente para o plantio em sacadas ou balcões e telhados, podendo necessitar de uma rega mais freqüente. 

Potes mais fundos são ideais para tubérculos. Batatas são plantadas em uma pequena área usando uma caixa feita de tonel, caixa de madeira, dormentes de madeira(do lado de fora) ou mesmo pneus de automóvel. As batatas são colocadas sobre um apoio de mulch (encontrado na parte mais superficial do solo da floresta ou composto pronto) dentro da caixa, com mulch por cima. À medida que as batatas brotam e crescem, mais mulch é empilhado por cima, até que os topos verdes estejam acima da beira da caixa. Dessa forma, as batatas surgem da haste coberta e são apanhadas mais facilmente do que plantadas em solo duro. E neste caso evita a contaminação do solo com nematóides (murchadeira) em outras cultiváveis como o tomate, pimentão etc.
  • Escolha as plantas que você come, que lhe sejam particularmente nutritivas e que possam ser colhidas uma ou duas vezes por semana, tais como pimentões, tomates, salsa, cebolinha, manjericão, alface, rúcula etc.
  • Em varandas e pátios pequenos, as plantas serão colocadas de forma que as mais altas fiquem atrás, para que não sombrearem as menores.
  • Outras formas bem conhecidas de plantar alimentos em pequenos espaços incluem brotos de alfafa, girassol e feijões bem como plantar um ou dois sacos de cogumelo em um local frio e escuro.
  • Restos de cozinha são compostados em um sistema de dois baldes sob a pia, adicionando-se podas de jardim (grama cortada). Alguns restos como cascas de laranja e cascas de ovos inteiros levam muito tempo para se decomporem, mas isso é facilmente resolvido, se você cortá-los ou esmagá-los.
  • Para moradores de apartamentos, treliças são colocadas à volta da varanda/sacada ou contra as paredes, do lado de fora da janela

Fonte de pesquisa: Livro Introdução a Permacultura de Bill Millison e Reny Mia Slay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário